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Rodovia BR 153/GO/TO - Aliança do Tocantins a Anápolis

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

3º trimestre de 2018
4º trimestre de 2018
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    3ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • MODELO

    Concessão Comum

  • TIPO DE INICIATIVA

    Estatal

  • CAPACIDADE

    624,8 km de extensão

  • INVESTIMENTO

    Em estudo

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, MTPA e EPL

Informações do projeto

O projeto do trecho da BR-153/TO/GO (Anápolis/GO até Aliança do Tocantins/TO) foi qualificado para compor o portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) durante a 3ª Reunião do Conselho do PPI, realizada no dia 23 de agosto de 2017. A qualificação sinaliza o início dos estudos para a realização de uma nova concessão.

Esse trecho, que atravessa 23 municípios dos estados de Goiás e Tocantins, é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá) com a Região Centro-Sul. Considerando o grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada, atualmente, uma das principais rodovias de integração nacional.

O trecho rodoviário, que se inicia no entroncamento da BR-060 (Anápolis/GO) e se estende até o entroncamento com a TO-070 (oeste, Aliança do Tocantins), possui 624,8 km de extensão, sendo:

  • 598,3 km de pista simples;
  • 26,5 km de pista dupla com canteiro central;
  • 9,2 km de vias marginais - sendo 2,8 km não pavimentados.

No dia 15 de agosto de 2017, foi declarada a caducidade da concessão da Concessionária de Rodovias Galvão BR-153 SPE S.A. - BR-153/GO/TO por inexecução contratual por parte da referida Concessionária, nos termos do § 4º do art. 38 da Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.

Os estudos técnicos realizados para a concessão anterior previam investimentos na ordem de R$ 4,3 bilhões em obras e equipamentos e R$ 2,4 bilhões em custos operacionais, ambos referenciados a maio/2012. Tais estudos, no entanto, precisam ser revisados, uma vez que ocorreram modificações técnicas e econômicas, além da possibilidade de novas diretrizes.

Os investimentos decorrentes do novo contrato resultarão no aperfeiçoamento do serviço ofertado assegurando maior fluidez e confiabilidade; em melhorias na segurança do transporte de carga e de passageiros; na redução de ocorrências de danos e acidentes; e, consequentemente, na otimização do tempo de viagem e custo logístico.

Além dos benefícios econômicos e sociais para o País, como o desenvolvimento nacional, vale ressaltar que o projeto trará oportunidades de emprego para a região – além de aumentar o volume de cargas e a quantidade de passageiros.
 

  • Situação atual do projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração dos estudos.

     

     

Galeria

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