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Rodovia BR-116/RJ – Além Paraíba à BR-040

Rodovia BR-116/RJ – Além Paraíba à BR-040 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

3º trimestre de 2018
4º trimestre de 2018
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    2ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • MODELO

    Concessão Comum

  • CAPACIDADE

    142,5 km

  • INVESTIMENTO

    R$ 3,3 bilhões (estimativa)

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, MTPA, EPL

Informações do projeto

O projeto do trecho da BR-116/RJ (Rodovia Santos Dumont) foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) durante a 2ª Reunião do Conselho do PPI, realizada no dia 07 de março de 2017. Esse trecho está localizado na região dos municípios de Duque de Caxias (a partir do entroncamento com a BR-040/RJ), Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia (indo até a divisa com Minas Gerais, próximo à cidade de Além Paraíba).

A qualificação no Programa de concessões do Governo Federal sinaliza o início dos estudos para a nova concessão, que vão demandar tempo e diálogo com a sociedade pela relevância socioeconômica para a região Sudeste, especialmente para o Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o empreendimento, que tem uma extensão de 142,5 km, é administrado pela Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) e o contrato vigente vencerá em 2021.

O volume médio de veículos é de aproximadamente 23 mil por dia, com uma média diária de 40 ocorrências, entre médicas e mecânicas. A via possui:

  • 40,4 km de pistas duplas, na Baixada Fluminense;
  • 14 km de pistas simples, na Serra dos Órgãos;
  • 88 km de pistas simples, entre Teresópolis e Além Paraíba.

Esta Rodovia, assim como a BR-040/MG/RJ e BR-116/RJ/SP, é estratégica pela extensão e pelo volume de tráfego. Nesse sentido, devem ser estudadas conjuntamente de maneira a se definir o modelo que gere maior valor aos ativos.

A CRT é responsável pela operação da BR-116/RJ ao longo de sete municípios fluminenses até a divisa com Minas Gerais. Até dezembro de 2016, a Rodovia recebeu mais de R$ 2 bilhões de investimentos em obras, serviços e operação. Parte da BR-116/RJ é coincidente com a BR-493/RJ, rodovia conhecida como Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.

Os investimentos decorrentes do novo contrato resultarão no aperfeiçoamento do serviço ofertado assegurando maior fluidez e confiabilidade; em melhorias na segurança do transporte de carga e de passageiros; na redução de ocorrências de danos e acidentes; e, consequentemente, na otimização do tempo de viagem e custo logístico.

Além dos benefícios econômicos e sociais para o País, como o desenvolvimento nacional, vale ressaltar que o projeto trará oportunidades de emprego para a região – além de aumentar o volume de cargas e a quantidade de passageiros.

  • Situação atual do projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração dos estudos.

     

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