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Rodovia BR-040/MG/RJ – Juiz de Fora a Rio de Janeiro

Rodovia BR-040/MG/RJ – Juiz de Fora a Rio de Janeiro 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

4º trimestre de 2018
1º trimestre de 2019
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    2ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • MODELO

    Concessão Comum

  • CAPACIDADE

    180,4 km

  • INVESTIMENTO

    R$ 4,3 bilhões (estimativa)

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, MTPA e EPL

Informações do projeto

O projeto do trecho da BR-040/MG/RJ, que faz ligação entre o Rio de Janeiro/RJ e Juiz de Fora/MG, foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na 2ª Reunião do Conselho do PPI, realizada no dia 07 de março de 2017. A qualificação no Programa de concessões do Governo Federal sinaliza o início dos estudos para a nova concessão, que vão demandar tempo e diálogo com a sociedade pela relevância socioeconômica para a região Sudeste.

O trecho, que tem uma extensão de 180,4 km, também é um relevante conector entre Brasília e Rio de Janeiro. Atualmente, o empreendimento é administrado pela Concessionária CONCER e o contrato tem vencimento em 1º de março de 2021.

O volume médio de veículos é de aproximadamente 17 mil por dia, com uma média diária de 168 ocorrências, entre socorro médico e mecânico.

Esta Rodovia, assim como a BR-116/RJ e BR-116/RJ/SP, é estratégica pela extensão e pelo volume de tráfego. Nesse sentido, devem ser estudadas conjuntamente de maneira a se definir o modelo que gere maior valor aos ativos.

A Rodovia já recebeu, aproximadamente, R$ 1,5 bilhão em investimentos. Outro aspecto importante é a atual construção da nova subida da Serra de Petrópolis - que está sob responsabilidade da concessionária. Assim que finalizada, a obra contemplará o maior túnel rodoviário do País (4,60 km).

Os investimentos decorrentes do novo contrato resultarão no aperfeiçoamento do serviço ofertado assegurando maior fluidez e confiabilidade; em melhorias na segurança do transporte de carga e de passageiros; na redução de ocorrências de danos e acidentes; e, consequentemente, na otimização do tempo de viagem e custo logístico.

Além dos benefícios econômicos e sociais para o País, como o desenvolvimento nacional, vale ressaltar que o projeto trará oportunidades de emprego para a região – além de aumentar o volume de cargas e a quantidade de passageiros.

  • Situação atual do projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração dos estudos.

     

Ver outros projetos

  • Terminal de Celulose no Porto de Paranaguá/PR – (PAR01)

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