Seu navegador não suporta javascript!

Programa Avançar Parcerias

FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S.A. 

Home > Projetos > FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

TCU

Parecer

Termo Aditivo

2º trimestre de 2019
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações dos projetos de (Ferrovias)

  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    2ª Reunião

  • SETOR

    Ferrovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente e Ativo Novo

  • MODELO

    Prorrogação

  • DEMANDA

    25 milhões de toneladas (2016)

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, MTPA

  • PRAZO

    30 anos

  • OUTORGA MÍNIMA

    A definir.

Informações do projeto

A prorrogação antecipada do contrato de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na 2ª Reunião do Conselho do PPI, no dia 07 de março de 2017. Os benefícios esperados a partir da prorrogação do contrato atual, por mais 30 anos, serão a obrigatoriedade de investimentos em segurança e o aumento de capacidade, que serão pactuados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As principais mercadorias movimentadas em 2016, em milhares de toneladas úteis, foram:

  • soja, 4.720;
  • minério de ferro, 3.797;
  • açúcar, 3.182;
  • milho; 2.525;
  • calcário siderúrgico, 1.669;
  • bauxita, 1.092;
  • enxofre, 946;
  • farelo de soja, 869;
  • calcário corretivo, 769;
  • fosfato, 694;
  • cloreto de potássio, 567;
  • óleo diesel, 546;
  • contêiner cheio, 538;
  • dolomita, 440.

A prorrogação, que terminará em 31 de agosto de 2026, também vai antecipar investimentos, que seriam feitos apenas a partir de 2027.

Grande parte da outorga deste projeto poderá ser direcionada para investimentos de interesse público, como novos investimentos na própria malha ou em outras intervenções da malha ferroviária nacional (investimentos cruzados). Essas melhorias serão uma obrigação da concessionária.

Histórico - A Ferrovia Centro-Atlântica S.A. obteve a concessão da Malha Centro-Leste, pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A., no leilão realizado em 14/6/96. A outorga desta concessão foi efetivada pelo Decreto Presidencial de 26/8/96, publicado no Diário Oficial da União de 27/8/96. A empresa iniciou a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em 1/9/96.
 

Área de Atuação Sergipe Bahia
Espírito Santo Rio de Janeiro
São Paulo Minas Gerais
Goiás Distrito Federal
Extensão das Linhas Bitola 1,00m 7.085 km
1,00/1,60m 130 km
Total 7.215 km
Pontos de Intercâmbio com Ferrovias
EFVM Pedro Nolasco - ES
Capitão Eduardo - MG
Eng.º Lafaiete Bandeira - MG
Pedreira Rio das Velhas - MG
MRS Barbará - RJ
Barão de Angra - RJ
Tres Rios - RJ
Miguel Burnier - MG
Barreiro - MG
Eng.º Lafaiete Bandeira - MG
ALLMP Boa Vista Nova - SP
Paulínia/Replan - SP
TNLSA Propriá - SE
Pontos de Interconexão com Portos
Angra dos Reis - RJ Aracajú - SE
Aratú – BA Salvador - BA
  • Situação atual do projeto

    Aguardando o início da análise do Plano de Negócios pela ANTT.

    Iniciado o estudo de demanda pela Accenture.  

Galeria

Mapa

Mapa

Ver outros projetos

  • FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

    Veja Projeto
  • Rodovia BR-101/SC – Paulo Lopes a São João do Sul

    Veja Projeto